segunda-feira, 18 de maio de 2015

Resenha Semanal

Por Soraya Goulard


ALGUMAS PALAVRAS-CHAVE NA LITERATURA DE JOANNA DE ÂNGELIS

MARAVILHA!!! 

A série  Coleção Psicológica  de Joanna de Ângelis já se encontra à venda na LIVRARIA YVONNE DO AMARAL PEREIRA (de R$ 30,00 a R$36,00) e, por causa do interesse que despertam, elencamos alguns termos utilizados pela autora, com o objetivo de que os novos leitores, “marinheiros de primeira viagem”, possam sentir-se atraídos pelo universo dessa querida Benfeitora. Por serem expressões técnicas, já me surpreendi, várias vezes, pensando que tinha lido uma coisa que, na verdade, significava outra; daí essa pequena contribuição.

E o motivo principal dessa incompreensão inicial é a complexidade envolvida: por um lado, tudo em Joanna adquire significado mais amplo, pois se está lidando com uma conexão entre indivíduo-grupo-coletividade, corpo-mente-espírito, energia inteligente-energia desequilibrada, passado-presente-futuro, dentre outras, e, por outro, porque a esses conceitos somam-se os decodificados por Kardec (reencarnação, períspirito, corpo somático, Leis Divinas...) e, sobretudo, os ensinamentos de Jesus, exigindo atenção.

A primeira dúvida surgida foi a de juntar ou não certos termos, que, em geral, vêm em contraponto nos textos de caráter psicológicos dela. Exemplo: Ego e Self, bem e mal, Consciência Cósmica e consciência individual, e por aí vai.

Para não complicar e paralisar de medo, optei pela solução mais prática: ora fazer o contraponto, ora apenas destacar uma palavra, sempre visando à maior exatidão. Com isso, recorri a trabalhos já feitos (Internet), a dicionários (Dicionário geral de palavras espíritas: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/vocabulario/principal.html e às próprias definições de Joanna. Os livros aqui destacados foram: “Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda”, “Autodescobrimento: uma busca interior”, “O ser consciente” e “O homem integral”.

BEM E MAL – Bem [do latim bene]- 1. Qualidade atribuída a ações e obras humanas que lhes confere um caráter moral. 2. Tudo que beneficia e auxilia o progresso do homem do ponto de vista moral. 3. Favor, benefício. // Mal [do latim malu] - 1. Ausência ou privação do bem devido, do bem que deveria existir e não existe. 2. Aquilo que se opõe ao bem, à virtude, à probidade, à honra. 3. A transgressão às leis divinas e seus efeitos.

“Das concepções pretéritas à realidade presente, filosoficamente o bem é tudo quanto fomenta a beleza, o ético, a vida, consoante a moral, e o mal vem a ser aquilo que se opõe ao edificante, ao harmônico, ao bem. Sociologicamente o bem contribui para o progresso, e todas as realizações que promovem o ser, o grupo social e o ambiente expressam-lhe a grandeza, a ação concreta que resulta da capacidade seletiva de valores éticos para a harmonia e a felicidade. Como efeito, o mal decorre de todo e qualquer fenômeno que se opõe ou conspira contra esse contributo superior” (In: O ser consciente, cap. 22).

“O primeiro (o bem), à luz da psicologia profunda, é o autoencontro, a liberação do lado escuro (sombra) plenificado pelo conhecimento da verdade, enquanto o outro (o mal) são as fixações do trânsito pelos instintos primários, que ainda vicejam nos sentimentos e na conduta, aguardando superação” (In: Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda”, p. 37).
SELF E EGO – Quem explica é Astolfo O. de Oliveira Filho, no BLOG de “O Consolador – Revista semanal de divulgação espírita. Acesso em maio/2015. Disponível em: http://www.oconsolador.com.br/ano3/107/oespiritismoresponde.html. Diz ele:

“A obra de Joanna de Ângelis relacionada aos aspectos psicológicos do ser humano é, como sabemos, no tocante à terminologia, grandemente influenciada pelas ideias de Carl Gustav Jung, em cujos escritos vamos encontrar o significado de ‘ego’ e ‘self’. // Segundo Jung, o principal arquétipo da criatura humana é o Si mesmo ou ‘self’. Sempre de acordo com Jung, o Si mesmo ou Self é o centro de toda a personalidade. É dele que emana todo o potencial energético de que a psique dispõe. É o ordenador dos processos psíquicos. Integra e equilibra todos os aspectos do inconsciente, devendo proporcionar, em situações normais, unidade e estabilidade à personalidade humana. // Jung conceituou-o da seguinte forma: ‘O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ou sem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não’. // O ‘ego’ é o centro da consciência inferior, diferente do Eu, que é centro superior da consciência. O Ego é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. // Escreveu Jung acerca do Ego: ‘É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória!’”.

Joanna esclarece que, quanto mais o Self desabrocha, mais o Ego fica amortecido, de modo que o seu caráter (do Ego) caprichoso, dominador e fonte das paixões primárias vai dando espaço às conquistas plenificadoras do Self, ou seja, tanto o mal quanto o ego são absolutamente transitórios, à espera de transformação.

“Na razão direta em que o Self predomina sobre o ego, e as lições de Jesus são essenciais a essa mudança, a essa superação de paixões, menos materializado se torna o Espírito, que aprende a aspirar a mais altas especulações e conquistas, ambicionando o infinito” (In: Jesus e o Evangelho, pp. 37-38).

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL A psicologia transpessoal volta-se para os “mais amplos esclarecimentos sobre o homem integral”, sob a ótica do Evangelho e do Espiritismo de “estudar o homem na sua condição de Espírito eterno e apresentar a proposta de um comportamento filosófico idealista, imortalista, auxiliando-o na equação dos seus problemas, sem violência e com base na reencarnação, apontando-lhe os rumos felizes que deve seguir” (In: O ser integral, p. 9).

“A visão transpessoal conduz à continuação da vida após a liberação do corpo. Sem nenhum vínculo com as concepções religiosas e doutrinárias de ontem como de hoje, propõe um ser imortal, cujas evidências se multiplicam nos painéis das suas investigações computadorizadas, apresentando uma preparação psicológica para o enfrentamento dessa realidade que será alcançada fatalmente. // Esse processo de desgaste orgânico inevitável é prenúncio da futura experiência imortalista, que propiciará a cada um o encontro com o que é, e não com o que tem e deixa, e com o que pensa, e não com aquilo que gostaria de haver realizado” (In: Autodescobrimento, p. 157).

HOMEM INTEGRAL A psicologia transpessoal auxilia no equilíbrio e no amadurecimento emocional, tendo sempre Jesus como Ser Ideal, o Homem Integral de todos os tempos.  “Jesus é o exemplo do ser integrado, perfeitamente destituído de um consciente perturbador. Todas as suas matrizes arquetípicas vêm da herança divina nEle existente e predominante. A vida futura, portanto, é o delineamento do seu ministério, em razão da consciência da sua realidade, por onde transita, desde então, aprisionado ao corpo, mas inteiramente possuidor da faculdade de sintonia e contato com essa Causalidade” (In: Jesus e o Evangelho, p. 29).

Muito longo de objetivar o “ensino” de tão profundas teorias, o breve painel acima apenas pretendeu despertar o desejo de empreender-se viagem, guiada por Joanna de Ângelis, ao mundo da própria organização psicológica, num processo de autoconhecimento que faça romper as amarras do ego e adentrar o campo do Self, rumo à conquista da integralidade.

Na verdade, a mensagem principal dos livros da autora, em concordância com a de Jesus, aponta uma só palavra para caminhar-se ao encontro da Consciência Cósmica: o AMOR, como ensina o Mestre, nosso amigo mais íntimo:


“Naquele dia conhecereis vós que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e que os guarda: esse é o que me ama. E aquele que me ama, será amado de meu Pai, e eu o amarei também e me manifestarei a ele” (Jo, 14: 20-21).

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