quinta-feira, 26 de março de 2015

Resenha Semanal

Resenha de Soraya Goulart


 JUSTIÇA E AMOR


Ficha Catalográfica: CAMILO (Espírito), psicografado por TEIXEIRA, Raul. Niterói-Rio de Janeiro: Fráter Livros Espíritas, 2013.

Preço na Livraria Yvonne do Amaral Pereira: R$ 35,00


Ao tomar contato com mais uma obra do espírito Camilo, escrita em homenagem aos 130 anos de O céu e o Inferno (em agosto de 2015, serão 150 anos), lembrei-me da primeira vez que li essa obra de Allan Kardec: corri os dedos pelas páginas, escolhi um relato qualquer do inferno, li de um fôlego só, fui para a descrição do purgatório, situei-me nela, para, finalmente, chegar ao céu, como se lá fosse “espaço difícil de ser alcançado”.
Fruto da curiosidade natural do homem, tal abordagem apressada deveria vir seguida de leitura atenta, crítica e permeada pela razão; daí a preciosidade do livro de Camilo, ao resgatar, logo no prefácio, o objetivo maior de Kardec: levar o leitor a refletir acerca da Justiça Divina, por meio dos ensinamentos contidos no Evangelho, onde ressoam as palavras de Jesus. “Bem-aventurados os que têm sede de justiça porque serão fartos” (Mt, 5: 6). Ganha destaque, pois, o subtítulo do livro O Céu e o Inferno ou “A Justiça Divina segundo o Espiritismo”.
Sob a ótica da Lei de Causa e Efeito – nenhuma criatura sofre ou é feliz no mundo, sem que haja feito por merecer, ou, pelas palavras do Mestre Jesus, “a cada um será dado conforme as suas obras (Mt, 16: 27)” –, Camilo vai além e discute temas atualíssimos, como “pena”, “culpa”, “recompensa”, “violência do desemprego”, “Jesus ante o temor da violência”, para citar apenas alguns.
Justiça e Amor está dividido em seis capítulos, com quatro subitens cada um, todos precedidos por passagens de O Céu e o Inferno. Em muitos deles, percebe-se a preocupação do amigo espiritual em despertar o desejo de correção dos rumos que correm “...pari passu com o Perfeito Amor e a Perfeita Verdade” (p. 37). Em outras palavras, as mensagens sugerem a necessidade de um trabalho continuado e paciente para a conquista de uma vida enobrecida e feliz, com a certeza de que a misericórdia de Deus permeia os resgates a favor do reequilíbrio da consciência.
Se, a princípio, sair da acomodação e avançar um pouco mais se mostra um trabalho árduo, o esforço de renovação virá sempre seguido de novas e benéficas impressões na área da sensibilidade psíquica. Como diz Camilo: “...serão felizes os que estejam ganhando espiritualmente as próprias existências, convertendo-as em vida, pelas realizações fecundas, pelo crescimento que imprimam às próprias ações, pela fidelidade com que sirvam a Deus, em cada gesto que os caracteriza pelo mundo” (p. 108).
Finalizando, é importante dizer que as colocações do autor vão ao encontro das de Allan Kardec ao desmitificarem a ideia de céu e de inferno em sua materialidade exterior e trazê-la para o quadro de sentimentos íntimos,  cuja consequência se percebe na forma como o sujeito estabelece suas relações consigo mesmo e com o outro.

Boa leitura a todos!




LIVRARIA YVONNE DO AMARAL PEREIRA
A renda obtida na venda de seus produtos está destinada
à sustentabilidade do Grupo Boa Nova.
Colabore nesta construção de amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário